A luz do Futuro: Projeto Sirius

Estou aqui no meu serviço pensando em algo para escrever e acabo de lembrar que próximo da onde eu moro o LNLS está desenvolvendo um projeto, esse é um ótimo assunto para conversarmos.

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é uma instituição que desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de Química, Física, Engenharia, Biologia e Meio Ambiente. Atualmente o LNLS está desenvolvendo um projeto chamado Sirius, que é o nome da estrela mais brilhante do céu noturno e também de um personagem de Harry Potter. O Projeto veio para encarar vários desafios e avançar tecnologicamente. Mas primeiro de tudo, o que é o Projeto Sirius?

O Projeto Sirius é um acelerador de partículas, que está em desenvolvimento/construção em Campinas. Ele é uma escala menor do seu “primo” que fica localizado na França o LHS. Nesse acelerador, diferentemente do LHS, o seu foco é nas radiações eletromagnéticas que os elétrons liberam ao se colidirem.

pagina 8 e 9.indd

Se você quiser saber mais detalhes técnicos, acesse aqui o material completo.
Sou um entusiasta nesse ramo de partículas subatômicas e vejo uma grande oportunidade para o ramo de engenharia, principalmente na área de elétrica. Nós como futuros profissionais da área, podemos aproveitar a oportunidade para cursar uma especialização voltada para física ou química, pois teremos uma grande oportunidade de participar de um projeto tão extraordinário e de grande importância para o avanço tecnológico no país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s